Domingo, 12 de Julho de 2009

Crítica de Príncip Misterioso da revista brasileira "Veja"

 

 

A  revista brasileira Veja, divulgará na sua nova edição semanal que começará a ser vendida hoje, a sua crítica referente ao sexto filme da série Potter, Harry Potter e o Príncipe Misterioso. A crítica é extremamente positiva, e destaca o facto de, pela primeira vez, um filme da série conseguir deixar de ser apenas diversão para ser tornar um verdadeiro cinema.

 

 


Por Isabela Boscov

"Depois de sete livros e cinco filmes, é desculpável que se tenha a sensação de que tudo o que se poderia dizer sobre Harry Potter já foi dito. E mais de uma vez, eis então, que algo inesperado acontece: com apenas alguns ajustes, Harry Potter e o Príncipe Misterioso (...), consegue fazer com que algo tão familiar soe novo, diferente e mais instigante do que em qualquer das aventuras anteriores – em filme ou em livro. O sexto episódio da série é aquele em que Alvus Dumbledore (Michael Gambon), director da escola de Hogwarts, obrigará Harry (Daniel Radcliffe) a mergulhar nas várias memórias sobre o vilão Voldemort que, no decorrer de anos, ele coleccionou em frascos cristalinos. As lembranças, porém, não são nada menos que turvas: elas mostram como Voldemort, mesmo quando ainda se chamava Tom Riddle e era um rapaz órfão e desprezado, já emitia sinais inequívocos de ameaça – que o próprio Dumbledore subestimou. E revelam também que, já poderoso, Voldemort encontrou uma maneira indescritivelmente depravada de se preservar da morte. O impulso da história, portanto, é funebre e incómodo. E são essas as características que David Yates, em uma evolução inqualificável desde o episódio anterior, que também dirigiu, trata de acentuar, até que elas contagiem também os momentos ligeiros do enredo – momentos de calmaria nos quais a desordem nunca demora a intrometer-se .

O surpreendente no efeito obtido por Yates é a simplicidade dos meios que ele utilizou: primeiro, uma paleta de cores fechada, que privilegia o chumbo e torna os tons vivos, quando aparecem, dramáticos e cheios de prenúncios; uma limpeza nos sets, para fazer da escola de bruxos Hogwarts um ambiente medieval e austero; depois, enquadramentos muito profundos, que, por colocarem boa distância entre o primeiro e o último planos, sugerem que há coisas que não se podem discernir nem desvendar; e, por fim, a ênfase no rosto dos actores. Em especial dos bons actores, como o irlandês Gambon, um intérprete magnífico, que enche Dumbledore de gravidade, e o inglês Jim Broadbent. O papel de Broadbent, o do professor Horácio Slughorn, é um desses que imploram para que um erro seja cometido: Slughorn é fútil, deslumbrado e tem um fraco por alunos que desfrutem algum tipo de celebridade – como Harry. No livro de J.K. Rowling, ele é retratado da forma fácil, como uma figura ridícula. O actor e o director, porém, avançam ao fazer dele um homem trágico – são as almas simples e vulneráveis como Slughorn que o mal vampiriza e das quais se alimenta para persistir.

David Yates já está filmando o último episódio de Harry Potter (que, por ser muito longo, será dividido em duas partes). Se prosseguir nesse aperfeiçoamento, poderá encerrar a série numa chave de facto memorável – o que Príncipe Misterioso já passa bem perto de ser. Nem tudo é perfeito, claro. Num filme tão dominado por Gambon e Broadbent, os limites dramáticos de Daniel Radcliffe ficam, se possível, ainda mais evidentes. Mas isso, sim, já é notícia antiga."

 

Fonte:Oclumência

 

Publicado por Voz Delirante às 20:12
Link do post | Mandar Coruja | Adicionar aos favoritos

.Mais sobre HP

.links

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Últimas do Mundo Mágico

. Matthew Lewis regressa ao...

. Extras do DVD de Príncipe...

. Harry Potter e o Príncipe...

. Helen McCrory: Último fil...

. Harry Melling fala sobre ...

. Novidades no Mundo Mágico...

. Hermione é a nona maior h...

. Evanna Lynch num ensaio f...

. Rupert Grint joga golf no...

. Emma Watson perseguida em...

. Príncipe Misterioso chega...

. Emma Watson fala sobre os...

. Helen Bonham Carter: Pott...

. Autor da biografia de J.K...

. J.K. Rowling no Twitter

. Parabéns Hermione Granger...

. Novidades sobre o DVD de ...

. Trailer das versões espec...

. Emma Watson lança a sua l...

. Capitulo Sete Potters con...

. Talismãs da Morte Parte 2...

. Iluminação do parque de H...

. Novas fotos e video do pa...

. Emma Watson não quer volt...

. Mais fotos e video dos ce...

. Nova mensagem de Emma Wat...

. Campbell Bower fala sobre...

. J.K. Rowling está a escre...

. Novo ensaio fotográfico e...

. Capas do DVD e Blu-Ray re...

. Todos os filmes da série ...

. Harry Potter e o Príncipe...

. Spike Scream 2009 Awards!...

. Daniel Radcliffe mostra o...

. Tom Felton e Evanna Lynch...

. J.K.Rowling é a 2ª mulher...

. Percy em Harry Potter e o...

. Conheces o Site Somos das...

. Nova imagem do photoshoot...

. Promoção do DVD de PM no ...

. Novidades sobre "Talismãs...

. Assinem!!

. Rupert Grint fala da cena...

. Príncipe Misterioso chega...

. Tom Felton num novo filme...

. Gémeos Phelps estão a fil...

. J.K. Rowling actualiza o ...

. Ron e Hermione na Câmara ...

. Talismãs da Morte – Parte...

. Voldemort eleito um perso...